Escolha uma Página

Olá meus lindos e minhas lindas, como vocês estão? Aqui no cativeiro no qual o Xalasca me trancou e me obriga a escrever estes Guias está tudo ótimo!
Como mencionei no último guia (caso não tenha lido o Guia de Latência, clique aqui) o Guia de hoje é sobre FPS! Então vamos começar!

O que é FPS e por quê ele importa?

FPS é a sigla para Frames per Second ou, em português, Quadros por Segundo. Ou seja, os FPS são a quantidade de quadros (imagens) que são processados por segundo. Quanto mais alto for, mais suave a imagem será, terá menos “solavancos” (aquelas travadas na imagem que ás vezes acontecem enquanto jogamos) e a sua experiência dentro do jogo será melhor. Por outro lado, quanto menor for, mais “travadas” você terá, o seu tempo de resposta será mais lento, você perderá detalhes de habilidades (principalmente dos inimigos) e a sua experiência será um pouco abaixo das expectativas (isto tudo no tocante ao World of Warcraft).

Por quê o meu FPS é tão baixo?

Existem algumas respostas possíveis para esta pergunta. A mais habitual é que os componentes do seu PC estão abaixo dos requisitos mínimos para o jogo. Requisitos mínimos? Sim. Todos os jogos vêm com requisitos mínimos e requisitos recomendados.

  • Requisitos mínimos: Dizem quais componentes você deve ter no seu computador para pode rodar o jogo. Abaixo disso a Blizzard não assegura que o seu PC rode o World of Warcraft decentemente;
  • Requisitos recomendados: Dizem quais os componentes que você deve ter no seu computador para que você tenha uma experiência aceitável com o jogo, sem muitos problemas.

Para a listagem oficial dos requisitos mínimos e recomendados de Battle for Azeroth, clique aqui.

“Ah, mas Kfour, eu não manjo nada de hardware e componentes de computador, como eu sei que meu PC preenche esses requisitos”. Para tudo tem jeito, amiguinho (menos para a falta de importância dos Gnomos na Lore do WOW, para isso não existe salvação…)
Existe um site que ele rastreia todos os componentes do seu PC e compara com os requisitos mínimos do jogo que você quiser. Ele dará uma listagem das componentes que devem ser melhoradas. O site é  System Requirements Lab (clique aqui para acessá-lo). Agora vou dar um passo-a-passo para vocês poderem utilizá-lo:

  • Acesse o site System Requirements Lab e na barra de pesquisa “Search for a Game” escreva “World of Warcraft”. Clique no jogo em questão e depois clique no botão azul “Can you run it”;
    Primeiro passo do Guia FPS
  • Se for a primeira vez que está utilizando o site, ele precisará instalar uma pequena ferramenta que permita a detecção dos seus componentes. Nessa tela você vai clicar novamente no botão azul “Can you run it” e será redirecionado outra página. Caso já tenha o aplicativo instalado, ignore o próximo passo;
    Segundo passo do Guia FPS
  • Instale a ferramenta. Alguns browsers abriram um pop-up ou um aviso no canto superior pedindo permissão para instalar o plug-in. Aceite e deixe instalar. Logo em seguida o plug-in irá fazer um scan nas componentes do seu PC. Estas operações poderão demorar breves minutos;
    Terceiro passo do Guia FPS
  • Pronto! No seu browser irá aparecer uma listagem de todos os componentes do seu PC. Logo no começo você terá a opção de escolher entre os requisitos mínimos ou os requisitos recomendados. Os componentes que estiverem abaixo dos mínimos/recomendados aparecerão com um sinal de proibido e os que estiverem de acordo com os requisitos aparecerão com um visto verde. Darei mais informações em seguida.
    Quarto passo do Guia FPS

Como estou escrevendo este guia no meu notebook, então, no meu caso eu tenho restrição tanto nos mínimos como nos recomendados (podemos ver o sinal de proibido). Isto significa que os componentes do meu PC estão abaixo do mínimo, ou seja, o jogo em questão não irá ter um desempenho garantido. Podemos ver que, por exemplo, o CPU que tenho (em negrito e com cor azul) é um pouco inferior ao recomendado (podemos ver que o meu CPU é um i5-7200 e o site nos indica que o mínimo recomendado é um i5 da série 760). Por outro lado, mais abaixo, em termos de RAM, podemos ver o meu PC tem nota verde, ou seja, ele supre as necessidades mínimas: eu tenho 8Gb e a Blizzard coloca 4Gb como mínimo.

Fora os requisitos mínimos/recomendados, existem outros fatores que podem deixar o seu jogo com baixo FPS, como resolução e opções incompatíveis, addons e drivers desatualizados, jogo com erros, entre outros. Vou explicar pra vocês como verificar cada um deles no decorrer deste guia, é só continuar lendo.

Como ver meus FPS?

Existem duas formas. A primeira é clicando Ctrl+R in-game. No meio da tela, em cima da barra de ações irá aparecer os seus FPS. Faça o comando novamente para desativar.
A outra forma é ir na barra de ações, no botão de ponto de interrogação (sim, no mesmo “menu” para ver a latência). Coloque o mouse em cima desse botão e uma pequena janela se abrirá. Se atente na parte que diz framerate.

O que fazer para melhorar meus FPS?

Agora vou passar para vocês um passo a passo do que fazer para tentar melhorar um pouco os seus FPS. Ressalto que se o PC de vocês não possuir boas componentes, a experiência não será a melhor e o ideal será trocar as componentes. Visite o site que citei acima para você ver quais as componentes que devem ser melhoradas e fale com algum especialista em hardware para te indicar quais peças eles recomendam.

  • Verificar se seu PC tem os requisitos mínimos para jogar. Se não tiver, vai ser muito difícil aumentar os FPS do seu PC. O ideal seria trocar os componentes. Mas não custa nada tentar, então continue lendo este passo a passo;
  • Verificar se seu PC tem os requisitos recomendados para jogar. Caso tenha, para melhorar o desempenho do seu PC continue com os passos abaixo;
  • Drivers atualizadas. Atualize as drivers do seu computador, principalmente da Placa de Vídeo e da Placa Mãe. Algumas atualizações de drivers corrigem erros que podem estar causando esses problemas de FPS nos seus games.
  • Não tenha nada aberto durante o jogo, se possível. O Google Chrome, por exemplo, é um navegador que consome muita memória RAM e isso prejudicará a performance do seu PC já que ele vai ter que dividir o consumo de memória entre o Chrome e o WoW. Outro software que consome muita RAM também é o Discord. Na verdade, qualquer outro software aberto ao mesmo tempo que o WOW irá exigir que seu computador trabalhe em segundo plano e irá consumir processamento e memória mesmo assim. Se possível deixe apenas o World of Warcraft aberto. Se após isto os FPS continuarem baixos, prossiga para o próximo passo;
  • Resolução e opções de gráficos erradas. Normalmente o aplicativo do Battle.net/Blizzard faz um scan do seu jogo e ele irá adaptar as configurações de vídeo com a capacidade do seu PC. No entanto, mesmo com essa ferramenta, o aplicativo pode não ser 100% eficaz, por isso você terá que aturar isso manualmente. Vá no menu do jogo, clique em Sistema (System) e depois nas opções Gráficos (Graphics). Faça pequenas alterações e as aplique e veja as diferenças. Quando encontrar uma combinação que esteja do seu agrado é só sair do menu.
    Dica: sombras e texturas de água consomem bastante, por isso, se está tendo FPS baixo, diminua estas duas opções. Se os FPS continuarem baixos.
  • Veja se todos os addons que você utiliza estão atualizados. Se não estiverem, atualize. Caso estejam atualizados, um deles pode estar causando conflito. O ideal a se fazer é desativar todos os addons e ativar um por um. Assim você verá qual é que está causando o conflito e deixando seu jogo lento. Para fazer isso, basta abrir o menu do jogo, ir na opção addons e clicar em desativar todos. Ative um por um, sempre verificando se teve flutuação de FPS. Alguns addons consomem mais RAM que outros, então isso pode estar prejudicando o desempenho do seu PC e, consequentemente, provocar uma queda de FPS. Caso o problema persistir após este passo, siga para o próximo passo;
  • Repare o jogo. Abra o seu aplicativo da Blizzard/Battle.net e abra a tela do World of Warcraft. No meio da tela (na imagem está assinalada com o retângulo vermelho) está uma roda dentada escrito Opções (Options). Algumas opções irão aparecer e você irá clicar em Verificar e Reparar (Scan and Repair). Siga os passos.
    Este processo poderá levar alguns minutos por isso vá beber um cafezinho. Volte a abrir o jogo e veja se melhorou alguma coisa. Se não, continue para o próximo passo;

    fps guide guia
    Como verificar e reparar o jogo
  • Seu computador pode estar aquecendo de mais. Verifique isso e caso constate uma temperatura elevada, tente limpar ele ou acrescentar uma ou outra ventoinha. Para isto, peça ajuda para alguém qualificado. Se persistir ou não for o caso, passe para o próximo passo;
  • Se nenhuma destes passos resultou, o ideal é fazer um upgrade nas componentes do seu computador ou comprar um novo (eu sei que é mais fácil dizer do que fazer, mas infelizmente é a realidade).

IMPORTANTE: Caso você tenha mais que os requisitos recomendados e continua tendo querda de FPS, faça os passos acima descritos. Caso a queda de FPS persistir, você deve abrir um ticket e explicar a situação para um dos funcionários da Blizzard.

Perguntas Frequentes

  • HUR DUR, PC MASTER RACE, MEU PC ATINGE 100 FPS E O SEU SÓ 60. Um FPS acima de 60 já bastante aceitável, pois a imagem não terá tantos “solavancos” e mesmo que desça um pouco durante algum encontro mais movimentado, o impacto não será tão grande. Acima de 80 FPS você apenas notará diferenças em alguns aspetos, mas nada abismal. Apenas pessoas que estejam habituadas a um FPS alto (100 por exemplo) e se baixar para 60 é que vão notar um pouco. No mínimo do mínimo, recomendo vocês jogarem com 30 FPS. Com 30 FPS a experiência não é fantástica mas você também não notará tantos “solavancos”;
  • Em alguns lugares meu FPS é alto, mas em outros ele tem uma queda grande. O WOW foca bastante nas ações e detalhes de personagens jogáveis (ou seja, nos personagens dos jogadores humanos á sua volta). Se você estiver em um local com muitos jogadores (e não NPC/PNJ), os FPS tendem a descer pois o seu computador terá que analisar e processar todos os personagens jogáveis naquele espaço. Locais como as capitais, Dazar’alor, Boralus, Dalaran (Legion), Raids ou Campos de Batalha são propícios a queda de FPS. Dentro das cidades não vai dar para fazer o macete que vou ensinar agora, mas dentro de Campos de Batalha e Raids dá. Acesse o Menu do jogo > Gráficos > Gráficos para Raids e aí crie um perfil com resoluções e níveis de grafismo mais baixos. Desta forma, quando você entrar num grupo de Raid ou num Campo de Batalha seu PC irá dar uma reduzida no grafismo de forma a tentar combater essa queda de FPS;
  • Por que o meu loading/carregamento demora tanto? As componentes do seu PC não interferem apenas com o grafismo, mas também com a velocidade que o seu jogo carrega. PCs mais modernos carregam o jogo mais rápido enquanto PCs com componentes mais antigas, demoram mais. Como disse acima, a prioridade a partir de Legion (salvo erro) são os personagens jogáveis. Muitas vezes você demora mais de 20 segundos no loading screen e quando entra só o seu personagem está carregado, enquanto o mapa não tem texturas algumas. No entanto, existem três formas para você diminuir um pouco esse tempo de carregamento:
    • No aplicativo Blizzard clique no botão World of Warcraft > Opções > Configurações do Jogo > Geral > Na parte de “Configurações Avançadas” (a última opção deste menu) desativa a opção de “usar aceleração de hardware de navegador se disponível”;
    • Dentro do jogo abra o chat e escreva o seguinte comando: “/console worldPreloadNonCritical 0” sem “aspas” e respeitando as minúsculas e maiúsculas. Clique Enter, volte a abrir o chat e faça o seguinte comando: “/reload ui” (uma vez mais sem “aspas”). Seu jogo irá recarregar;
    • Em último caso você pode adquirir um SSD e instalar o seu jogo nesse SSD. A velocidade de leitura e gravação dos SSD são bastante superiores ás velocidades dos HDD comuns. Isso sem dúvida nenhuma irá trazer uma maior velocidade de carregamento no seu jogo e telas de loading screen bem mais rápidas.
  • Meu PC corre jogos como Witcher 3 no Ultra sem travar mas trava no WOW. Infelizmente a arquitetura do World of Warcraft é antiga. Com isso, o jogo não consegue extrair todo o potencial do seu computador, permitindo com que existam quedas de FPS e de performance num geral. Apenas um revamp total no motor de jogo do WOW poderia sanar esse problema, mas para isso o jogo teria que ser refeito novamente e não me parece que isso seja uma prioridade para a Blizzard.

E este é o fim de mais um guia do Kfour aqui para o BarraDois! O que achou? Te ajudou? Me dá ideias para próximos guias aqui nos comentários do site ou lá na página do Facebook! <3