Escolha uma Página

Na terceira parte do guia da comandante Nova, a Team Liquid elabora uma série de explicações e dicas a cerca das quatro habilidades de barra superior da décima comandante cooperativa de StarCraft II.

Índice do Guia Cooperativo Team Liquid – Nova

  1. Fraqueza e Vantagens
  2. Dicas Gerais
  3. Habilidades de Comandante

Drone Defensivo

Convoca um Drone de Defesa imóvel que automaticamente lança um escudo em uma unidade aliada próxima que estejam recebendo dano. Este escudo absorve até 200 pontos de dano, dura 30 segundos, e pode ser re-lançado pelo drone a cada dois segundos, executa 40 lançamentos até o fim da energia. Cada Drone Defensivo custa 100 de minérios, dura 60 segundos e tem um tempo de recarga de 60 segundos. Você pode ter até 5 Drones Defensivo por vez.

Na maioria das vezes, um Drone Defensivo será suficiente para manter o exército de Nova vivo, mas você pode chamar alguns Drones Defensivo a mais quando em situações de perigo, permitindo-os mais unidades para receber proteção ao mesmo tempo. Estes drones são muito úteis para manter unidades de longo alcance e pontos de vida baixo vivas, conseqüentemente comandantes aliados como Raynor e Kerrigan irão, com certeza, gostar dos Drones Defensivos protegendo as unidades fracas que possuem. Você pode também manualmente lançar o escudo em suas unidades antes de deixarem o raio de alcance do Drone Defensivo depois do combate em ordem de não desperdiçar a energia restante do drone. Da mesma forma, antes do combate, você pode lançar o escudo em Nova para preveni-la de morrer com uma Explosão de Plasma* de um Dominador Híbrido.

*Observação do BarraDois: Explosão de Plasma é uma habilidade híbrida que causa 250 de dano e é capaz de matar Nova com um único disparo.

Note que o Drone Defensivo é uma unidade aérea e pode ser alvo de ataques anti-aéreos, portanto unidades aéreas como Libertadores e Corvos são úteis para defender os Drones vulneráveis contra as unidades inimigas dedicadas a dano aéreo, em virtude da altíssima prioridade de alvo que o inimigo da a esses Drones.

 

Ataque Aéreo do Griffin

Convoca o Griffin para bombardear uma grande area em linha, dando 500 de dano a todos os inimigos* naquela área logo após um rápido delay. Tem um tempo de recarga de 2 minutos ao começo da partida, seguido um tempo de recarga de 30 segundos depois de cada uso, e custa 1000 de minérios (reduzido a 700 com a maestria Ataque Aéreo Griffin). Como isto custa uma significante quantidade de minerais que pode possivelmente ser usado para construir exercito, é recomendável que você use essa habilidade só quando você tiver a oportunidade de atingir uma grande quantidade de inimigos com isto, ou quando você tiver muitos minérios armazenados.

*Observação do BarraDois: O Ataque Aéreo do Griffin não afeta unidades aliadas.

Isto é efetivo para romper uma base inimiga fortemente defendida antes de se mover com seu exército, mas visão de mapa é requerido para poder posicionar o ataque do Griffin — você pode usar o Drone de Sabotagem ou Clone Holográfico para obter visão.

Você pode também usar isto contra ondas de ataque inimigas mais poderosas, especialmente para defender sua base na ausência do seu exército. Você irá precisar observar previamente o mini-mapa cuidadosamente e o tempo de recarga do Ataque Aéreo do Griffin para executar esse tipo de defesa eficientemente. Na ausência de unidades amigáveis, você pode deixar algumas estruturas ou Minas-Aranha conseguido alguma visão de mapa para usar o Ataque Aéreo do Griffin.

 

Transporte Aéreo Tático

Transporta instantaneamente todas as unidades amigáveis para da area alvo para outro local, se você tiver visão do destino. Tem um tempo de recarga de 2 minutos e um custo de 200 minerais.

Perceba que a primeiro lançamento da habilidade do Transporte Aéreo Tático carrega todas as unidades para dentro do Griffin, e o segundo as descarrega em outra localização. Sendo assim, você primeiro escolhe carregar as unidades e em seguida possuí um período de tempo para escolher onde descarrega-las. Contudo, tome cuidado que há somente um período de 20 segundos escolher a localização de descarga, se não as unidades serão carregadas no local original.

*Observação do BarraDoisTransporte Aéreo Tático afeta unidades aéreas.

Isto é a opção primária em termos de mobilidade para a Nova, e pode também ser muito eficiente em ajudar um exército aliado com problemas de mobilidade. Além disso, você pode usar essa habilidade para tirar seu exército pra fora de batalhas perdidas ou situações danosas, por exemplo quando o exército esta neutralizado por uma Nuvem Cegante. Pode ser útil mandar VCE’s para localizações estratégicas para prover visão de mapa e habilitar o  Transporte Aéreo Tático.

 

Regeneração Instantânea

Revive Nova instantaneamente numa area selecionada, evitando os 90 segundos que ela tem passar na Cápsula de Estase. Possuí um custo de  500 minérios, que é reduzido em 5 a cada segundo que ela passa em Cápsula de Estase.

Pode ser sábio reduzir o custo* dessa habilidade através de só usa-la quando a presença de combate dela é necessária. Perceba que ela pode ser teletransportada para qualquer localização visível do mapa através de Regeneração Instantânea, conseqüentemente ela pode ser descarregada para lidar com unidades inimigas errantes. Se a Regeneração Instantânea não é usada, Nova irá automaticamente ser revivida na base principal depois dos 90 segundos que se passaram após morte dela, portanto é melhor usar a Regeneração Instantânea uns segundos antes dela ser automaticamente revivida, pois você poderá transporta-la instantaneamente para  a localização do seu exército, ao invés de esperar Nova caminhar todo o caminho de volta.

*Observação do BarraDois: A habilidade têm o seu custo reduzível até um mínimo de 50 minérios, quando o custo chega a 45 minérios Nova é revivida na base principal.